Conteúdo
:
Home > Obras > Nova obra > Nomenclatura > Formatação

Formatação

  • Onde acessar: Obras - Nova obra - Nomenclatura
  • Objetivo: Definir quais valores são admitidos para compor o padrão de nomenclatura
O campo formatação deve ser preenchido com valores que farão a composição do padrão de nomenclatura. 

  

Preenchimento do campo formatação

O campo "Formatação" deve ser preenchido de acordo com os seguintes valores:

  • A (Maiúsculo): Será usado para indicar que na posição é obrigatória a presença de um carácter do tipo letra. Exemplo: Para um campo “Conteúdo” que deverá conter 5 letras, a formatação será preenchida como: “AAAAA”.
  • a (Minúsculo): Será usado para indicar que na posição é opcional a presença de um carácter do tipo letra. Exemplo: Para um campo “Conteúdo” onde na posição poderá ser utilizado de 1 a 5 letras (caracteres), a formatação será preenchida como: “aaaaa”.
  • Z (Maiúsculo): Será usado 

    para indicar que na posição é obrigatória a presença de um carácter, número ou símbolo. Exemplo: Para um campo “Conteúdo” onde a posição poderá ser preenchida por 10 caracteres (letras, números ou símbolos). A formatação será preenchida como: "ZZZZZZZZZZ". Assim o nome do arquivo poderá ser preenchido como “exemplo123” ou “123exemplo”.

  • z (Minúsculo): Será usado 

    para indicar que na posição é opcional a presença de um carácter, número ou símbolo. Exemplo: Para um campo “Conteúdo” onde a posição poderá ser utilizado de 1 a 10 caracteres (letras, números ou símbolos). A formatação será preenchida como: "zzzzzzzzzz". O campo no nome do arquivo pode ser preenchido como “exemplo123” ou “exem12”.

  • 9 (Dígito): Indica a presença obrigatória de um número na posição do campo.
  • 0 (Dígito): Indica a presença opcional de um número na posição do campo.

Se não há a necessidade de estipular um limite de caracteres, números ou símbolos a serem usados, você pode preencher o campo “Formatação” com um “?” (interrogação). Isso indica a presença de quaisquer carácteres (letras/ números/símbolos) em quantidade indeterminada no campo correspondente no nome do arquivo.